Vida nova

Equilíbrio talvez seja o conceito mais importante na vida de quem conjuga família, bebê e trabalho. Encontre o seu sem culpa e seja feliz.

13 a 18 meses

Comportamento

Um pouco de organização, flexibilidade e uma pitada de planejamento são os ingredientes para você reconstruir sua rotina e encarar novos projetos.  

  • Admita: tudo muda depois de um filho. Em vez de se estressar por não conseguir retomar sua rotina anterior, coloque na mistura sua condição materna e adapte-se a uma nova realidade.

  • Não tente abraçar tudo de uma vez. Faça uma lista das atividades mais importantes (ligadas à saúde, à escola, ao trabalho etc.) e vá retomando uma de cada vez, à medida que a rotina se estabiliza.

  • Crie uma rede de apoio entre amigas próximas ou parentes, para que umas possam apoiar as outros em situações de emergência e diante de imprevistos (tanto familiares quanto profissionais).

  • Se você tem um companheiro, use e abuse da disponibilidade dele para ajudar nas tarefas domésticas e nos cuidados com o bebê.

Artigos Relacionados

Família com planejamento

Após o parto, a retomada da normalidade inclui a vida sexual. E, com ela, decisões importantes sobre o uso de métodos anticoncepcionais.

O controle financeiro começa quando o exame dá positivo

Com os filhos, vem um novo orçamento familiar. Agora, planejar os gastos, trocar experiências e não ter vergonha de economizar passam a fazer parte da sua lista

O custo de criar um filho

Despesas com filhos tornam-se cada vez mais expressivas conforme eles crescem. Um planejamento financeiro preliminar é fundamental