Veja como garantir segurança na lavanderia

Toda a casa tem que estar preparada para ter um bebê esperto e ativo, sem risco de acidentes. Até a lavanderia.

5 a 8 meses

Segurança

A casa é o primeiro mundo da criança, local onde ela passa a maior parte do seu tempo nos primeiros anos de vida e, consequentemente, onde ocorre o maior número de acidentes. Por isso, todos os espaços da casa precisam ser seguros, mesmo a lavanderia. Embora a lavanderia não seja o lugar mais adequado para o bebê circular, é um espaço ao qual ele pode ter acesso e também precisa estar adaptado a ele. Veja algumas indicações:

  • certifique-se de que o tanque esteja chumbado ou seguramente fixado na parede. Muitas lesões graves ocorrem devido à queda do tanque sobre a criança, quando ela se pendura nele.

  • as janelas também devem ser altas e sem objetos que facilitem a escalada da criança até elas e, preferencialmente, com grades ou telas de proteção.

  • os produtos de limpeza devem ser guardados em armário trancado, em seus recipientes originais (ao comprar, dê preferência às embalagens que oferecem travas de segurança).

  • O aquecedor a gás deve estar localizado em local ventilado e sob observação constante, devido à possibilidade de vazamentos.

  • os baldes e as bacias devem estar vazios e fora do alcance das crianças, porque qualquer recipiente com água pode causar afogamento.

  • para que não haja riscos de choque, deixe os fios dos equipamentos elétricos, como da lavadora, secadora e ferro de passar, inacessíveis.

  • mantenha o lixo bem tampado e, se houver algum produto que ofereça risco à criança, feche o saco de lixo de forma que a criança não consiga abri-lo. Melhor ainda, descarte o produto em local adequado.

 

    Depois de providenciar tudo isso, visando à segurança do bebê, dificulte o acesso do seu filho à lavanderia, afinal, ele não precisa estar lá, não é? Coloque um portãozinho ou  habitue-se a deixar a porta da lavanderia trancada, quando não estiver por perto.

 

Pontos de risco

     Prevenção

Tanque

     Chumbado na parede

Produtos de Limpeza

     Guardados e trancados, nos recipientes originais

Janelas

     Sem acesso, com grades ou telas de proteção

Bacias e Baldes

     Mantidos  vazios

Fios elétricos

     Bem presos, mantidos sem acesso.

 

Veja também:

Artigos Relacionados

Os cuidados com o bebê no ambiente mais perigoso da casa

Confira as indicações para tornar a cozinha um ambiente mais seguro para o seu bebê

Não deixe seu bebê levar mordida!

Do bichinho de estimação ou do coleguinha da creche, mordidas não são brincadeira e podem até fazer mal à saúde.

Bebê na mochila? Sim, é possível!

Existem diversos produtos que facilitam o transporte do bebê de maneira confortável e segura. Veja os cuidados que você deve ter na hora da compra