Retorno garantido

O tipo de estímulo que a criança recebe nos primeiros anos ajuda a criar um padrão de desenvolvimento para a vida toda.

13 a 18 meses

Desenvolvimento

A capacidade de aprendizagem, no futuro, é maior quando o bebê tem respeitados o seu jeito de aprender e o seu temperamento.

Um passo por vez.  É sempre assim: passado o primeiro impacto da notícia da gravidez, a imaginação começa a voar com projetos e expectativas. É o pai que não vê a hora de colocar o filho na escolinha de futebol do seu time, a mãe que mal pode esperar para produzir o álbum com as fotos da filha...  Todo cuidado é pouco para que tanta ansiedade não atropele o aprendizado. Cada fase do desesenvolvimento tem um papel importante, e apressar ou queimar etapas é receita para problemas futuros, emocionais e de aprendizagem.  

Há diversas maneiras de aprender.  Assim como algumas pessoas são enérgicas e falantes e outras preferem trabalhar em silêncio, também os bebês têm suas características pessoais de aprendizado. Diante de uma mesma brincadeira, por exemplo, um bebê vai logo tentando e aprendendo enquanto faz, mas outro pode preferir apenas observar e analisar como funciona, antes de se aventurar. Nenhum deles está “errado” – são apenas caminhos diferentes para chegar a um mesmo lugar.

Artigos Relacionados

Bebês bilíngues

Em um mundo globalizado e extremamente competitivo, muitos pais consideram que a aprendizagem de um segundo idioma seja um diferencial importante na vida de seus filhos. Mas, qual o momento certo para começar?

A ética e a moral dependem de um cérebro saudável

Para ser um bom cidadão, seu filho precisará ter um cérebro em perfeito funcionamento.

Chutou! Chutou!

Cada bebê tem um ritmo diferente. Alguns vivem se mexendo, outros precisam de um empurrãozinho... Mas a falta total de movimentação preocupa.