Retorno garantido

O tipo de estímulo que a criança recebe nos primeiros anos ajuda a criar um padrão de desenvolvimento para a vida toda.

13 a 18 meses

Desenvolvimento

A capacidade de aprendizagem, no futuro, é maior quando o bebê tem respeitados o seu jeito de aprender e o seu temperamento.

Um passo por vez.  É sempre assim: passado o primeiro impacto da notícia da gravidez, a imaginação começa a voar com projetos e expectativas. É o pai que não vê a hora de colocar o filho na escolinha de futebol do seu time, a mãe que mal pode esperar para produzir o álbum com as fotos da filha...  Todo cuidado é pouco para que tanta ansiedade não atropele o aprendizado. Cada fase do desesenvolvimento tem um papel importante, e apressar ou queimar etapas é receita para problemas futuros, emocionais e de aprendizagem.  

Há diversas maneiras de aprender.  Assim como algumas pessoas são enérgicas e falantes e outras preferem trabalhar em silêncio, também os bebês têm suas características pessoais de aprendizado. Diante de uma mesma brincadeira, por exemplo, um bebê vai logo tentando e aprendendo enquanto faz, mas outro pode preferir apenas observar e analisar como funciona, antes de se aventurar. Nenhum deles está “errado” – são apenas caminhos diferentes para chegar a um mesmo lugar.

Artigos Relacionados

Vivendo e aprendendo a jogar

Um universo inteiro a explorar é muita coisa até para o bebê mais poderoso. As frustrações são inevitáveis, mas fazem parte do jogo

Olhos e ouvidos abertos

Estimular a visão e a audição significa, na prática, desenvolver a inteligência com recursos criativos e divertidos

Um grande cientista: seu bebê

Parece que ele só sabe dormir, não é? Que nada! Ele está descobrindo o mundo rapidamente. E você pode ajudar nessa descoberta.