O estímulo que conta

Vira e mexe, a dúvida: será que a creche – ou escolinha – está estimulando bem o desenvolvimento do bebê e proporcionando uma boa formação?

13 a 18 meses

Educação

A verdade é que, nos primeiros anos, o bebê não precisa de preparação específica alguma para sua vida futura escolar ou profissional. Cursos de artes, natação, música... calma! Você pode até proporcionar ao seu bebê cursos desse tipo, com bom proveito; mas, o importante, mesmo, é um ambiente seguro e acolhedor. Atenção e afeição por parte dos cuidadores e espaço para explorar e brincar formam o conjunto básico de condições necessárias para um bom desenvolvimento.

Nada de aulinhas - Só mais tarde deve entrar em cena a preocupação com questões mais formais de ensino. Por enquanto, o melhor é ter liberdade para exercitar a criatividade, inventar brincadeiras, descobrir o próprio ritmo e interagir com outras crianças e adultos. Estudos recentes mostram que, nos primeiros anos de creche e escolinha, é essa vivência e as atividades livres – não as imitações de lição escolar – que realmente estimulam características decisivas para uma vida bem-sucedida: criatividade, espírito de liderança e maturidade emocional, dentre elas.   

Confiança é fundamental - Se, mesmo depois do período de adaptação, o bebê parece ter medo da escolinha, pode ser sinal de algum problema no relacionamento com as cuidadoras. Não deixe de conversar com a direção sobre o assunto, pois a sensação de confiança e segurança emocionais são chaves para o desenvolvimento. Se necessário, considere a possibilidade de mudá-lo de creche ou escolinha.

 

Artigos Relacionados

Olhe quem está sorrindo!

Primeiro é o choro a principal forma de expressão do bebê... De repente, o sorriso ilumina e amplia sua capacidade de comunicação.

Creche: o início dos gastos escolares

Calcule se o horário integral compensa dispensar outros custos, como empregada doméstica e comida

Não deixe seu bebê levar mordida!

Do bichinho de estimação ou do coleguinha da creche, mordidas não são brincadeira e podem até fazer mal à saúde.