Meu filho me acorda a noite toda, socorro!

Nos primeiros três meses, os bebês não costumam dormir mais do que 4 horas sem interrupção, embora durmam uma média de 14 a 18 horas por dia. Entenda por que isso acontece.

1 a 4 meses

Desenvolvimento

O sono é dividido, basicamente, em dois estágios: o REM (sono leve, sigla em inglês para movimento rápido dos olhos) e o Não REM (sono profundo). Nos adultos, normalmente o sono profundo acontece primeiro e depois o leve, alternando-se em ciclos durante a noite. É entre a alternância de um ciclo para o outro a fase em que, normalmente, acordamos.

Para desenvolver o cérebro e garantir a sobrevivência é que seu filho irá acordar tantas vezes durante a noite. Veja por quê:

  1. Ficar mais vezes em sono leve (REM) é pura questão de sobrevivência, pois, dada a fragilidade do recém-nascido, seu bem-estar está mais ameaçado. Suponha que o bebê dormisse profundamente durante horas. Ele não poderia avisar que está com fome, com frio, com febre e outros incômodos que, em situações mais graves, poderiam até levá-lo à morte

  2. O fluxo sanguíneo é maior no sono REM, estimulando o cérebro e promovendo o desenvolvimento mental;

  3. Durante o sono leve, o corpo aumenta a produção de determinadas proteínas nervosas, a base de construção cerebral;

  4. A aprendizagem ocorre nesse estágio (REM), pois o cérebro processa as informações adquiridas quando acordado.

Diante de tantas justificativas importantes para o soninho leve do bebê predominar sobre o sono mais profundo, fica fácil concluir que recorrer a “treinamentos do sono” para que ele durma mais pode até prejudicá-lo.

O fato é que, normalmente, o bebê dormir ou acordar muito não significa dizer que possua “bons” ou “maus” pais --em geral, isso revela, apenas, seu padrão de temperamento e o estágio de desenvolvimento em que se encontra. Por isso, tenha paciência com o soninho de seu bebê. E, se achar que algo não está normal, não se culpe: buscar informação e auxilio é o melhor caminho.

 

O cérebro precisa continuar funcionando durante o sono para desenvolver-se

  • Durante os primeiros dois anos, o cérebro cresce por volta de 70% do volume adulto.

  • Bebês prematuros passam, aproximadamente, 90% do seu sono em REM (sono leve) para acelerar o crescimento cerebral.

Artigos Relacionados

O compartilhamento do sono, prós e contras.

Que bebê não gosta de dormir na cama dos pais? Mas, será que isso faz bem?

Sono e crescimento andam juntos

Dormir bem à noite é importante para o desenvolvimento físico e mental da criança. Veja o que pode afetar a qualidade do sono noturno

Sono sem ruídos

Bebê não ronca. Diferentemente do adulto, que às vezes ronca por cansaço, na criança isso é sempre sinal de algum problema