Mamãe, cadê você?

Manha ou necessidade? Saiba identificar se o bebê solicita sua presença de forma exagerada ou por um motivo justo.

13 a 18 meses

Comportamento

Primeiro, lembre que seu filho realmente precisa de você. Sua presença, para ele, será sempre uma âncora de segurança e aconchego. É natural, portanto, que ele solicite sua atenção com frequência. Só não é justo – nem necessário – que você se veja forçada a alterar toda a sua rotina em função disso. Ter a mamãe do ladinho é bom, mas a criança também precisa perceber que a vida tem outras coisas boas para oferecer quando você está distante. Algumas atitudes ajudam a equilibrar essa balança.

  • Veja o contexto. Mudança de casa, troca de escolinha ou de babá, perda de uma pessoa querida e grandes alterações na rotina doméstica são situações que podem deixar os bebês inseguros, chorosos e carentes. Não é manha – eles apenas precisam de um colinho extra e logo tudo volta ao normal.

  • Convivência de qualidade. Se você trabalha, não se culpe por ter pouco tempo para o bebê. Mas, quando estiver com ele, faça valer a pena. Esqueça novela, internet, celular e dedique de verdade alguns momentos a interagir com ele. Inventar brincadeiras, contar histórias, ouvir música, dançar ou brincar na banheira, tanto faz. O importante é que ele se sinta realmente atendido em algum momento, para suportar melhor os períodos de distância.

 

Horário reservado

Busque apoio de seu companheiro e deixe assuntos e chamegos para depois que o bebê dormir. Até lá, priorize a atenção ao pequeno.

 

Artigos Relacionados

Não é manha

Negligência não é só deixar um bebê sem comida. Atenção, carinho e respeito também são necessidades básicas para um bom desenvolvimento.

Um carinho que faz bem

A massagem estimula o organismo, protege de doenças e ainda proporciona momentos de interação entre a mamãe e o bebê

Pais criam vínculos com o bebê desde as primeiras horas de vida

O bebê que se sente amparado e querido, desde as primeiras horas de vida, terá mais segurança e saúde emocional