Controle-se!

O exemplo dos pais é o melhor método para ensinar o bebê a exercitar o autocontrole desde cedo.

13 a 18 meses

Comportamento

Vamos combinar: não dá para esperar de uma criança de pouco mais de um ano o autocontrole de que muito adulto ainda é incapaz.

Mas isso não muda o fato de que, desde o primeiro momento, esse é um objetivo da educação dos filhos. Leva tempo e nem sempre rende resultados imediatos. Também não é algo que se ensine com sermões e discursos.

O ensino do autocontrole começa desde cedo, quando você responde ao choro e atende prontamente às necessidades do seu filho, não importa se de fome, desconforto, frio ou um momento de carência. Esse cuidado proporciona a ele aconchego e segurança emocional, além de mostrar que situações adversas podem ser contidas e revertidas.

Mais tarde, manter-se calma nas discussões familiares, sem prolongar nem exagerar os conflitos cotidianos, e evitar confrontos e discussões por motivos banais são outras maneiras de transmitir esse importante aprendizado. Em outras palavras: ensinar o filho a exercer o autocontrole depende principalmente de mostrar a ele – dia após dia – como se faz. Seu exemplo é o grande professor.

Artigos Relacionados

Retorno garantido

O tipo de estímulo que a criança recebe nos primeiros anos ajuda a criar um padrão de desenvolvimento para a vida toda.

Recuperando o controle

Brincar é muito bom e o bebê, claro, quer sempre mais e mais. Quando a empolgação passa dos limites, é hora de pisar no freio.

As regras do jogo

Para quem tem a vida inteira pela frente e quase tudo para aprender, curiosidade e iniciativa são vitais. Limites, também