Cérebro em formação

O desenvolvimento do seu bebê começa na barriga e continua por toda a primeira infância. E o ambiente familiar pode influenciar muito nesse processo.

Gravidez

Desenvolvimento

As bases para a saúde mental da criança são formadas logo na primeira infância, que é o período que vai da gestação até os seis anos de idade. Mas essa formação é influenciada não apenas pelas características genéticas, como também pelo ambiente físico e emocional em que a criança vive.

O ambiente interfere, inclusive, na formação cerebral e de outros órgãos em desenvolvimento, quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Depois que ele nasce, apresenta impactos sobre o processo de aprendizagem, o comportamento da criança, a saúde física e mental dela.

Um ambiente onde os relacionamentos se desenvolvem de forma estável, que seja estimulante e protetor, proporcionará aprimoramento das capacidades cognitivas, gerando bom desempenho escolar, mais saúde, produtividade econômica e cidadania. Por outro lado, se a criança crescer em um ambiente estressante, isso dificultará seu desenvolvimento para uma vida de aprendizagem efetiva.

Além disso, os bebês que se desenvolvem em um espaço de adversidade também têm menor capacidade de gerenciar os desafios rotineiros e o estresse presente na vida normal.

Assim, não basta apenas estimular a criança para o seu enriquecimento cognitivo-linguístico na primeira infância, também é importante fazer a prevenção, reduzindo ou atenuando fatores que podem prejudicá-la, dentro do próprio lar.

 

Artigos Relacionados

A lei está a seu lado para garantir a segurança do bebê

Todo cuidado é pouco na hora de pensar na segurança das crianças.

Sem desconforto

O incômodo causado pela sensação de peso nos seios é comum e tende a ficar pior no final da gestação. Mas pode ser contornado.

Estrutura familiar afeta desenvolvimento do bebê

Não basta alimentar e limpar o bebê: o amor da família é fundamental para um crescimento sadio.